REGULAMENTO DO I CAMPEONATO DE FUTEBOL
SOCIETY
Regulamento Primeiro Campeonato da Chácara Thiofo Serra do Valério 2015.
REGULAMENTO FUTEBOL SOCIETY
1 – DO MATERIAL ESPORTIVO
1.1 - As equipes deverão se apresentar obrigatoriamente com uniformes completos, camisa dos jogos e shorts e meiões semelhantes na cor. A equipe que não cumprir este regulamento e entrar no jogo com equipe diferente será penalizada e mesmo que esteja ganhando ou a partida seus pontos serão perdidos. A equipe adversária ganhará três pontos se estiver ganhando ou um ponto se estiver perdendo ou empatando a partida em questão.
1.2 – A taxa de inscrição é no valor de 150,00R$ pago no primeiro jogo da equipe.
1.3 - Todos os atletas deverão utilizar chuteiras de travas de borracha, sendo vedado o uso de chuteiras com travas de alumínio ou qualquer outra que comprometa a integridade física dos envolvidos na partida. A vistoria do tipo de calçado deverá ser feita pelo árbitro. Igual procedimento se dará quando houver a substituição de atletas. Não caberá qualquer tipo de protesto se o árbitro não aceitar o “veto” de uma das equipes e aprovar o tipo de calçado utilizado.
1.4 - Ao goleiro será facultativo o uso de calça, desde que esta não possua bolso, zíper, botões ou qualquer objeto contundente. Caberá ao árbitro conferir o uniforme das equipes.
1.5- As equipes poderão inscrever até 14 atletas.
2 - DAS REGRAS
2.1 - As partidas serão regidas de acordo com as Regras Oficiais da Confederação Brasileira de Futebol 7 Society, pelo Presente Regulamento e pelo Regulamento Geral, sendo o tempo de jogo de 40 (quarenta) minutos divididos em 02 (dois) tempos de 20 (vinte) minutos cada, com 5 (cinco) minutos de intervalo para a virada de campo.
2.2 - Será aplicada a seguinte pontuação:
I - Vitória – 03 pontos
II - Empate – 01 ponto
III - Derrota – 00 ponto
2.3 - A tolerância de 10 minutos e valerá apenas para a primeira partida da rodada.
I - Uniforme do time igual e numerado e meiões na mesma tonalidade de cor, exceto goleiro.
II - Relação (Pré–Súmula) de atletas, numeração e as identificações dos atletas, técnico e dirigente com, no mínimo de 05 (quatro) atletas, um dos quais obrigatoriamente será o goleiro, para que a equipe não seja desclassificada por (WO).
2.4 - O aquecimento dos atletas não poderá de forma alguma contribuir para o atraso do jogo e as equipes deverão se aquecer com antecedência para inicio da partida obedecendo o horário e no caso da primeira partida observar a tolerância de 10 minutos.
2.5 - Quando ocorrer uma vitória por WO, além de 3 (três) pontos ganhos, será aplicado o placar de 1x0 a favor do vencedor.
2.6 – A equipe que perder por WO, pelo não comparecimento ao local do jogo, será penalizada e arcará com as despesas do juiz da partida.
2.7- Mudança justificada da data de jogos deve ser comunicada 48 hs de antecedência e deve haver aceitação da equipe adversária da mudança.
3 - DA DISCIPLINA
3.1 - O atleta que for expulso de um jogo estará automaticamente suspenso da partida seguinte.
3.2 - O atleta que for expulso por ameaça ou agressão ao adversário, juiz, diretor, colega de equipe e/ou torcedor, será eliminado do Torneio e ainda estará sujeito a severas sanções disciplinares, de acordo com a avaliação e decisão da Comissão Organizadora.
3.3 - A contagem de cartões (vermelho e amarelo) será feita durante todas as fases. Os cartões amarelos recebidos na fase Classificatória serão somados (acumulados), porém ao iniciar as fases quartas de final, semifinal e final os cartões amarelos recebidos na fase classificatória serão “zerados” iniciando nova contagem de cartões, exceto os recebidos na partida final de cada fase, onde atleta deverá cumprir penalidade.
3.4 - Ficarão instituídas as seguintes penalidades para infrações disciplinares por parte de atletas, técnicos e pessoa registrada na equipe: Quantidade cartões para suspensão: 02 Amarelos 01 jogo, 01 Vermelho 01 jogo;
3.5 - As substituições serão ilimitadas e deverão ser feitas pela lateral e centro do campo com prévio aviso ao árbitro.
3.6 - Somente poderão ficar no banco de reservas os atletas que estiverem inscritos na súmula, devidamente uniformizados, mais um dirigente identificado.
3.7 - Não será permitida a substituição do goleiro quando ocorrer cobrança de penalidade máxima, salvo por contusão grave e comprovada pelo árbitro.
3.8 - Cada equipe poderá ter um técnico e um representante (capitão do time), sendo que este último será responsável pela mesma junto à Comissão Organizadora. Competirá ao técnico e capitão zelar pela disciplina de sua equipe, dando um bom exemplo de conduta, respeito às regras, aos árbitros e à Comissão Organizadora.
4 - DAS PUNIÇÔES
4.1 - A equipe que utilizar atleta em situação irregular em qualquer partida estará sujeita às seguintes punições:
I - Perda automática dos 3 (três) pontos da partida, em favor da equipe adversária, caso a equipe infratora tenha vencido ou empatado a partida com atleta em situação irregular, sendo aplicado o placar de 1x0 a favor da equipe ganhadora dos pontos da partida;
4.2 - Será considerado atleta em situação irregular:
I - Atleta que atuar quando sujeito ao cumprimento de suspensão automática por força de cartões amarelos e/ou vermelho.
II - Atleta que atuar quando sujeito ao cumprimento de suspensão aplicada pela Comissão Organizadora.
III - Atleta que atuar após ter sido eliminado da competição.
IV - Atleta não inscrito.
V- Atleta assinou em uma equipe não joga mais em nenhuma outra;
5 - DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE
5.1 - Em caso de empate por pontos na classificação final da 1º fase, entre duas ou mais equipes, serão adotados os seguintes critérios classificatórios a próxima fase, na seguinte ordem obrigatória:
I - Maior número de vitórias.
II - Maior saldo de gols.
III - Maior número de gols pró.
IV - Confronto direto (apenas em caso de empate entre duas equipes).
V- Menor número de cartões amarelos e se persistir empate verificamos menor número de vermelhos.
V - Sorteio que será realizado logo após o empate, na presença dos representantes das equipes envolvidas.
6 - DA FORMA DE DISPUTA DA FASE CLASSIFICATÓRIA
6.1 - Forma de disputa serão 08 equipes inscritas divididas em duas chaves de 4 times com partidas realizadas dentro do grupo com os dois times primeiros classifica pra semi final 1º de (a) x 2º de (b) e 1º (b) x 2º de (a);
6.2 – Os grupos são definidos por sorteio e a Comissão Organizadora responsabilizar-se –á pela elaboração da tabela de jogos;
7- DOS DETALHES DAS REGRAS DE FUTEBOL SOCIETY:
7.1 - TIRO DE META: Deverá ser cobrado pelo goleiro com as mãos obrigatoriamente.
7.2 - DEFESA DO GOLEIRO: Após fazer uma defesa firme, terá 5 (cinco) segundos para repassar a bola com as mãos para qualquer atleta de sua equipe. Caso o goleiro faça uma defesa parcial, poderá repassar a bola com os pés para qualquer atleta de sua equipe.
7.3 - DEVOLUÇÃO PARA O GOLEIRO: Poderá devolver para o goleiro quantas vezes forem necessárias, mas o mesmo não poderá recebê-la com as mãos, a não ser que seja uma devolução involuntária ou de cabeça ou peito.
7.4 - LATERAL E ESCANTEIO: Deverão ser cobrados com as mãos e pés respectivamente e poderá ser cobrado para o goleiro, desde que o mesmo não o receba com as mãos e terá 5 (cinco) segundos para a cobrança do mesmo.
7.5 - TIRO LIVRE: Qualquer falta no Futebol Society será tiro livre direto que poderá ser cobrado em 2 (dois) lances.
7.6 - APLICAÇÃO DO CARRINHO: Será caracterizado quando o atleta utilizar os pés, deslizando sobre o solo, com participação de outro atleta da equipe adversária, e será considerado infração técnica e deverá ser punido com cartão disciplinar.
7.7 - MÃO NA BOLA: Se o árbitro paralisar a partida para marcar uma infração de MÃO NA BOLA intencionalmente, o atleta deverá ser punido com um cartão disciplinar. Porém, se o árbitro paralisar a partida para marcar uma infração de BOLA NA MÃO, este não será advertido com cartão disciplinar e somente será marcada uma falta técnica.
7.8 - SUBSTITUIÇÃO DE ATLETAS: Não haverá necessidade de parar o jogo para fazer a substituição, com exceção da substituição do goleiro que deverá ser feita na linha demarcatória de substituição, porém com autorização do juiz.
DA PREMIAÇÃO:
CAMPEÃO 500,00R$ + TROFÉU
VICE-CAMPEÃO 250,00R$ + TROFÉU
COMISSÃO ORGANIZADORA:
PRESIDENTE: José Humberto Batista
VICE-PRESIDETE: Antonio Rodrigues
da Silva
SECRETÁRIO: Paulo Gomes Porfirio.
COMISSÃO DISCIPLINAR:
PRESIDENTE: Antonio Nilton Pereira
e Silva
VICE-PRESIDENTE: Ednaldo
Auréliano Pereira
SECRETÁRIO: Cicero Rodrigues.
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